26/10/2016

PORTUGAL - 1917-1920 – Ceres, papel azulado


No leilão nº.62 da leiloeira PDias, realizado no dia 19JUL14, foi à praça o lote nº.1224, composto pelo selo cuja imagem se segue, que se encontrava descrito no catálogo do leilão como selo Ceres de 2 centavos, laranja, CE 223, Papel azulado, denteado 12 x 11 1/2.



O selo descrito é bastante raro, nomeadamente em estado novo.

A imagem do selo deixava dúvidas quanto à tonalidade e características do papel do exemplar apresentado. Sabendo que muitas vezes as imagens publicadas aparecem distorcidas, pelos mais diversos motivos, orientei-me pela descrição do lote e licitei-o.

O lote foi-me atribuído.

Quando recebi o selo verifiquei, sem qualquer dúvida, que não se tratava do selo Ceres de 2 centavos, laranja, Afinsa 223, em papel azulado, em denteado 12 x 11 ½, mas sim um selo Ceres de 2 centavos, laranja, Afinsa 223, em papel acetinado.

Reclamei e devolvi o selo. De nada valeu. O leiloeiro apresentou os seus argumentos, reiterando que o selo era em papel azulado e prestou-se a emitir um certificado de peritagem que acompanhou o selo no seu reenvio.



Concluí que não valia a pena contestar mais, porque o caminho que se seguiria levar-me-ia a maiores despesas.

Este é um exemplo pessoal onde, sem qualquer dúvida, me foi vendido gato por lebre, cujo vendedor não quis reconhecer que vendeu o que não era ou simplesmente desconhece as características do papel azulado dos selos ceres. Tanto é que nos leilões nº.63 e 65 voltou a por em praça selos idênticos, ou seja, selos em papel acetinado por papel azulado.

Resta lembrar que o papel azulado utilizado na impressão do 2 centavos, laranja, em denteado 12 x 11 ½, é o mesmo em que foram impressos os selos do ½ centavos, preto, denteado 15 x 14, e o 4 centavos, verde, denteado 15 x 14, todos emitidos em 1920.

A título de elucidação, veja-se os referidos selos em papel azulado e faça-se a correspondente comparação:

Selo vendido no leilão

Selo em papel azulado

Selo do 1/2 centavo, preto, denteado 15 x 14, papel azulado

Quadra do 4 centavos, verde, denteado 15 x 14, papel azulado

Por fim e para que não haja qualquer dúvida, fica igualmente postado o certificado emitido pelo Inexfip, entidade a que recorri para expertizar o selo adquirido, sendo a sua finalidade a elucidação dos mais céticos:



Sem comentários:

Enviar um comentário