13/10/2016

ANGOLA - 1881... - Falsos Founier - Tipo Coroa


Os falsos Fournier  são sobejamente conhecidos e já muitos autores divagaram sobre os mesmos. São falsos antigos e por vezes até cobiçados para quem pretende coleccionar de forma mais especializada.

O que alguns não sabem é que Founier falsificou também erros famosos da nossa Filatelia como é o caso da Coroa de Angola de 40 Reis em cor rosa, erro catalogado desde cedo [catálogo especializado #11:erro] e um dos selos mais raros da Filatelia Portuguesa.

Já há mais de um ano que está um vendedor (casa filatélica: Filatelia Mazzini) no eBay a vender um lote "Angola 1870 - 40 R. rosa carminio con Errore di Colore Usato (Used) N° 13a RARO" como sendo o selo original, usado, e apesar dos avisos já feitos por mensagem via eBay...
O carimbo não é um dos feitos por Fournier e terá sido uma tentativa de dar alguma espécie de credibilidade a um falso.

         
Falso Fournier Original
Coroa de Angola 40 reis rosa

Não obstante, este selo falso é raro!
Mas claro, mais raro é o original que após detectado foi inutilizado ainda na folha com dois traços, tornando assim impossível a sua circulação (toda esta informação consta do catálogo especializado).

Deixo ainda uma nota sobre dois pormenores (entre outros mais) para identificação de um Fournier nas Coroas de Angola.




O lote continua portanto disponível, até ver, para quem o quiser adquirir. Se fosse um original até aconselharia o vendedor a subir o preço...


Imagem retirada do lote eBay



Sem comentários:

Enviar um comentário