11/10/2016

PORTUGAL - 1867-1870 - D.Luis I. Fita curva, denteados


Encontra-se em praça no eBay (item #252578303759) o seguinte selo e respectiva descrição...



Estranhamente - ou talvez não - da mesma proveniência encontramos um exemplar de outra emissão com as mesmas características (item #252575566004)...

Na prática, nesses tempos idos, seria inverosímil a aceitação e circulação de uma estampilha postal sem a impressão da tinta. As impressões albinas (apenas do relevo), para além de raríssimas, encontram-se associadas a exemplares com dupla impressão, sendo uma delas normal (relevo e tinta). Este tipo de dupla impressão, sendo um acidente de reduzida probabilidade, poderia resultar da impressão simultânea de duas folhas juntas, voltando a ser utilizada a inferior recebendo assim nova impressão.

Ora, acontece que algumas das tintas utilizadas na impressão dos selos clássicos portugueses eram pouco firmes e frágeis, alterando-se facilmente com a humidade e prolongada exposição à luz artificial ou solar, resultando daí tonalidades mais pálidas. Esta debotação é notória nas cores carmim/rosa e lilás/violeta. Sabendo nós disso, fizemos uma experiência e mergulhaamos um exemplar em lixívia... Bastou uma dezena de segundos para obtermos uma "raridade".


Dos "albinos" em praça poderemos concluir que estamos perante barrelas, com toda a segurança e propriedade!


Sem comentários:

Enviar um comentário